Em entrevista para o programa “Os pingos nos is” nesta sexta-feira (31), o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, voltou a falar sobre o concurso PF, da Polícia Federal.
De acordo com o ministro, em reunião conjunta com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes, foi confirmado um novo concurso para a instituição com o quantitativo de 2 mil vagas.
“Estamos preparando os trâmites internos para abrirmos um concurso com cerca de 2 mil vagas para a PF. Nós vamos ter o maior efetivo da história da Polícia Federal”, revelou Mendonça.
Vale reforçar que, após ter a solicitação com 4.060 vagas indeferida em 2019, a PF optou por realizar um novo pedido em 2020 com 1.508 vagas para os seguintes cargos:
- Delegado de Polícia Federal: 100 vagas
- Agente de Polícia Federal: 540 vagas
- Escrivão de Polícia Federal: 300 vagas
- Papiloscopista: 60 vagas
- Administrador 21 vagas
- Arquivista 8 vagas
- Assistente Social 10 vagas
- Bibliotecário 1 vaga
- Contador 9 vagas
- Economista 3 vagas
- Enfermeiro 3 vagas
- Engenheiro 1 vaga
- Estatístico 4 vagas
- Farmacêutico 1 vaga
- Médico 65 vagas
- Nutricionista 1 vaga
- odontólogo 11 vagas
- Psicólogo 5 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais 13 vagas
- Técnico em Comunicação Social 3 vagas
- Agente Administrativo 349 vagas
Concurso Polícia Federal: Requisitos
Escrivão, Agente e Papiloscopista
Os cargos de escrivão e agente da Polícia Federal exigem do candidato Nível Superior em qualquer área de formação. É preciso ter ainda 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior.
Delegado
- Bacharelado em Direito
- Ter atividade jurídica ou policial de 3 anos (comprovados);
- Ter 18 anos, no mínimo;
- Possuir CNH na categoria “B” ou superior.
A atividade jurídica ou policial deve ser comprovada na data da posse e todos esses devem podem ser comprovados na data da matrícula.
Perito Criminal Federal
Para se candidatar ao cargo de Perito Criminal é preciso que os candidatos tenham 18 anos na data de matrícula do Curso de Formação. Além disso, é preciso ter formação em Nível Superior na função específica e possuir CNH categoria B ou superior.
O último concurso PF
Com edital publicado em 2018, o último concurso da Polícia Federal ofertou 500 vagas para todos os cargos da carreira e contou com 147.744 inscritos.
Fonte: Estratégia Concursos