Publicado em Deixe um comentário

Edital PM MG para Soldado Especialista é PUBLICADO; 84 vagas

Exclusivo: desconto de até 40% em Livros de Direito ou para Concursos Públicos

Foi publicado o edital do concurso Polícia Militar (PM MG), no estado de Minas Gerais. Conforme o documento, são ofertadas 84 vagas para o cargo de Soldado Especialista (diversas especialidades).

Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período de 28 de junho a 28 de julho de 2021, no site do Centro de Recrutamento e Seleção da PM MG, ao custo de R$ 92,62.

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o edital do concurso. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Principais datas do edital PM MG

Inscrições: 28 de junho a 28 de julho de 2021
Isenção da taxa: 28 a 29 de junho
Último dia para pagamento: 29 de julho
Prova: 29 de agosto

Cargos e vagas do edital PM MG

Ensino médio

CARGOS VAGAS
Auxiliar de Saúde – Técnico em Enfermagem 45
Auxiliar de Saúde – Técnico em Saúde Bucal 7
Auxiliar de Saúde – Técnico em Farmácia 4
Auxiliar de Saúde – Técnico em Análises Clínicas/Patologia
Clínica
4
Auxiliar de Comunicações 12
Armeiro 7
Auxiliar de Motomecanização de Viaturas 5
Total 84

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª Classe é atualmente de R$ 3.962,23 (três mil, novecentos e sessenta e dois reais e vinte e três centavos), conforme previsão da Lei Delegada nº 43, de 07 de junho de 2000 (Dispõe sobre a reestruturação do sistema remuneratório da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, concede abono, e dá outras providências) com última atualização realizada pela Lei nº 23.597, de 11 de março de 2020 (Corrige os valores das tabelas de vencimento básico das categorias que menciona).

Etapas e provas do edital PM MG

De acordo com o edital do concurso Polícia Militar para Soldado Especialista, cinco fases compõem o certame. Confira abaixo:

Prova Objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá valor total de 100 (cem) pontos e conterá 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor de 2,5 (dois vírgula cinco) pontos cada questão, podendo haver a
interdisciplinaridade entre o programa de matérias previsto no ANEXO “B”.

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Matemática – 4 questões;
  • Noções de direito – 3 questões;
  • Direitos Humanos – 3 questões;
  • Informática – 4 questões (exceto para categoria Auxiliar de Comunicações).
  • Conhecimentos específicos – 16 questões (exceto para categoria Auxiliar de Comunicações).
  • Para a categoria Auxiliar de Comunicações, além das questões definidas nas alíneas “a” a “d”, haverá 10 questões de informática e 10 questões de conhecimentos específicos.

O tempo máximo permitido para realização da prova objetiva será de 3 (três) horas, incluindo o preenchimento da folha de respostas. A etapa será realizada no município de Belo Horizonte/MG.

Avaliação Psicológica – edital PM MG

As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte ou outras cidades da Região Metropolitana, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.

O ingresso no QPE-PM exige, dentre outros requisitos, que o candidato seja aprovado em avaliação psicológica, nos termos do art. 5º, inciso VIII da Lei nº 5.301/1969, observada a Resolução Conjunta nº 4.278/2013 e suas alterações, bem como alterações posteriores, caso ocorram. Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento resultará o parecer técnico APTO ou INAPTO.

Avaliação Física Militar (AFM)

A Avaliação Física Militar (AFM) é composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF) e será realizada em conformidade com a Resolução nº 4.642, de 28 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Avaliação Física Militar – AFM, a ser aplicada aos candidatos dos concursos e processos seletivos da Polícia Militar.

O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de rendimento em cada modalidade (12 pontos) para aprovação.

  • Força de resistência abdominal (abdominal tipo remador);
  • Força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa);
  • Resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros);

Exame de Saúde Admissional

Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas previsto (nomeados) serão submetidos aos exames de saúde admissionais para verificação dos requisitos de ingresso previstos nas letras “f”, “g” e “j” do subitem 2.1 do edital.

Os exames de saúde admissionais compreendem: exames preliminares, exames complementares e exame toxicológico, conforme detalhado no edital.

Curso de Formação Profissional

Será matriculado no CFSd o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas previsto no item 5 e seguintes, for aprovado nos exames médicos admissionais, preencher os requisitos exigidos nos subitens 2.1 e 8.1 deste edital e apresentar, na data a ser divulgada pela EFSd, os documentos solicitados no edital.

Informações do edital PM MG

  • Inscrições: 28 de junho a 28 de julho de 2021
  • Provas: 29 de agosto
  • Vagas: 84
  • Cargos: Diversos
  • Banca: Centro de Recrutamento e Seleção da PM MG
  • Escolaridade: Nível médio/técnico
  • EditalSoldado Especialista – PM MG

Fonte: Estratégia Concursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *